A prática regular de atividade física por pessoas com Síndrome de Down (SD) resulta em uma gama de benefícios. Esta deve ser específica, prescrita e acompanhada por um profissional de Educação Física. É importante que o estímulo para a aquisição de tal hábito surja desde cedo, pois sabe-se que quanto mais precoce melhor será o desenvolvimento motor da criança. Analise as afirmativas a seguir.
I. Pessoas com SD podem apresentar hipotonia muscular, hiperflexibilidade articular devido à frouxidão, face achatada, postura anteriorizada com antepulsão de ombro e semiflexão de tronco, prega única nas palmas, olhos com fendas palpebrais oblíquas, língua grande e falta de atenção.
II. A deficiência intelectual, ou seja, o rebaixamento cognitivo é uma constante nos casos de SD, assim como a propensão a alterações alimentares e ao aumento de peso.
III. O estabelecimento de regras e normas no desenvolvimento de atividades com esse público deve ser considerado, uma vez que atividades lúdicas não apresentam resultados benéficos para esse grupo de pessoas.
IV. Atividades de rolamento são contraindicadas para esse grupo de alunos, uma vez que comumente pessoas com SD apresentam instabilidade atlanto-axial e podem sofrer de lesões na região do pescoço em decorrência de execução de tal exercício.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I – II.
II – IV.
I – IV.
III – IV.
I – II – IV.