As capacidades físico-motoras do organismo humano de realizar tarefas cotidianas que podem variar de leves a extenuantes, com otimização e eficácia aceitáveis, são denominadas qualidades físicas. Durante a prescrição de exercícios físicos para qualquer indivíduo é necessário reconhecer tais qualidades para desenvolvê-las no organismo. Uma forma de se reconhecer uma Qualidade ou Valência Física é pelo fato da mesma ser passível de desenvolvimento ou melhora a partir da realização de exercícios ou atividades físicas sistemáticas. O desenvolvimento das qualidades ou valências físicas irá conduzir o organismo humano a otimizar a sua aptidão física. Sobre tais qualidades físicas, é INCORRETO afirmar que:
A Força ou Força motora é a característica humana com a qual se move uma massa, seja o próprio corpo ou implementos esportivos, ou ainda, a habilidade em dominar ou reagir a uma resistência pela ação muscular.
O equilíbrio é a qualidade física responsável pela execução voluntária da amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesão.
A velocidade ou velocidade motora é a capacidade de executar de forma completa, num espaço de tempo mínimo, ações motoras sob determinadas exigências.
A Resistência Motora ou Endurance é uma importante Qualidade Física do corpo humano e está relacionada com a capacidade do corpo humano resistir a um determinado esforço.