Imagem de fundo

Gallahue na fase dos movimentos especializados relaciona com a etapa de aprimoramento d...

1
Q1455725
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: ADVISE
Prova: ADVISE - Prefeitura - Professor de Educação Básica - Área: Educação Física - 2019

Gallahue na fase dos movimentos especializados relaciona com a etapa de aprimoramento dos movimentos fundamentais, que passam por um processo de refinamento, de forma combinada e elaborada. São tipicamente dominados no final da infância. O movimento passa a ser um instrumento que pode ser aplicado a muitas atividades motoras complexas, presentes no cotidiano dos indivíduos, na atividade recreativa e nos objetivos esportivos. Nessa fase, as habilidades fundamentais são gradativas e progressivamente refinadas, unidas e elaboradas para o uso em situações de crescente exigência. Os movimentos fundamentais de saltar em um pé só e pular, por exemplo, podem agora ser aplicados de uma maneira mais complexa. Esta fase se divide em três estágios, qual alternativa corresponde ao estágio de aplicação e qual a idade correspondente?

A

7 – 10 anos, nesse período, o indivíduo consegue associar, combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte. Essa associação de movimentos, planejada no córtex pré-frontal torna-se cada vez mais refinada pela prática e amadurecimento das áreas corticais, processo que possibilita uma aprendizagem motora mais eficiente, já as habilidades transitórias podem ser entendidas como simples aplicações de padrões de movimentos fundamentais, sendo realizadas de forma específica e complexa.

B

11 – 13 anos, Nesse estágio, os indivíduos começam a buscar a participação em atividades específicas. Observa-se uma crescente forma, na habilidade, na precisão e nos fatores quantitativos do desempenho motor. É nesse estágio que ocorre a exploração das habilidades mais complexas que serão aplicadas em atividades avançadas, fortalecendo as ações de liderança e a participação em esportes que exigem uma precisão nos movimentos.

C

A partir de 14 anos, representa o ápice do processo de desenvolvimento motor, sendo marcado pelo uso da diversidade de movimentos adquiridos pelo indivíduo ao longo da vida. Contudo, ao se pensar em conteúdo para as aulas de um determinado esporte, principalmente para as crianças, torna-se imprescindível que o profissional tenha as informações necessárias sobre a fase de desenvolvimento em que as mesmas se encontram, bem como o estímulo para que elas consigam atingir o estágio, lembrando que cada indivíduo se desenvolve em diferentes ritmos.

D

9 – 11 anos, nesse período as habilidades transitórias podem ser entendidas como simples aplicações de padrões de movimentos fundamentais, sendo realizadas de forma específica e complexa.

E

8 – 10 anos, esse é caracterizado pelo desempenho mecanicamente eficiente, coordenado e controlado. As habilidades manipulativas que requerem acompanhamento e interceptação de objetos em movimento (apanhar, derrubar, rebater) desenvolvem-se um pouco mais tarde devido as exigências visuais e motoras que se apresentam com um grau mais sofisticado dessas tarefas