A substituição é o ato pelo qual um jogador, excetuando-se o líbero e o jogador regular que tenha realizado a troca, após de ter sido registrado pelo apontador, entra no jogo para ocupar a posição de outro jogador que deve deixar a quadra neste momento. Sobreas regras para substituições em um jogo de voleibol, analisar os itens abaixo:
I. Um jogador reserva pode entrar no jogo no lugar de um jogador da formação inicial, mas somente uma vez por set, e só pode ser substituído pelo mesmo jogador titular.
II. Um jogador (exceto o líbero, o segundo líbero e o jogador regular envolvido em sua troca) que não pode continuar jogando, devido à lesão ou mal súbito, deve ser legalmente substituído. Caso não seja possível, a equipe tem direito a uma substituição excepcional, além dos limites da regra normal para substituição.
III. Um jogador expulso ou desqualificado deve ser substituído através de uma substituição legal. Caso não seja possível, a equipe poderá acionar a regra de substituição excepcional e então a equipe volta a ficar completa em quadra.
IV. Caso uma equipe realize uma substituição ilegal e o jogo reinicie normalmente, o único procedimento a ser realizado posterior à constatação da irregularidade, além da retificação da substituição, é a perda de um ponto pela equipe que efetuou a substituição ilegal.
Estão CORRETOS:
Somente os itens I e II.
Somente os itens I, II e IV.
Somente os itens I, III e IV.
Somente os itens II, III e IV.