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O trabalho na área da Educação Física tem seus fundamentos nas concepções de corpo e mo...

O trabalho na área da Educação Física tem seus fundamentos nas concepções de corpo e movimento, ou seja, a natureza do trabalho desenvolvido nessa área tem íntima relação com a compreensão que se tem desses dois conceitos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, não se objetiva com as aulas

A

localizar, em cada uma de suas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta), seus benefícios fisiológicos e psicológicos, suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura e formular, a partir daí, as propostas para a Educação Física escolar.

B

considerar fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.

C

sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso, é necessário enfatizar a aptidão física e o rendimento padronizado que caracteriza a Educação Física inclusiva.

D

oportunizar a todos os alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando ao aprimoramento deles como seres humanos. Os alunos portadores de deficiências físicas não podem ser privados das aulas de Educação Física.