O trabalho na área da Educação Física tem seus fundamentos nas concepções de corpo e movimento, ou seja, a natureza do trabalho desenvolvido nessa área tem íntima relação com a compreensão que se tem desses dois conceitos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, não se objetiva com as aulas
localizar, em cada uma de suas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta), seus benefícios fisiológicos e psicológicos, suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura e formular, a partir daí, as propostas para a Educação Física escolar.
considerar fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.
sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso, é necessário enfatizar a aptidão física e o rendimento padronizado que caracteriza a Educação Física inclusiva.
oportunizar a todos os alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando ao aprimoramento deles como seres humanos. Os alunos portadores de deficiências físicas não podem ser privados das aulas de Educação Física.