O controle da circulação pelo sistema nervoso é exercido quase totalmente por meio do sistema nervoso autônomo, que tem dois componentes: o sistema nervoso simpático, o mais importante em termos de controle da circulação; e o sistema nervoso parassimpático, que contribui para a regulação da função cardíaca.
-
Considerando as informações antecedentes, assinale a opção correta, acerca do controle da circulação pelo sistema nervoso durante a prática de exercício físico.
No início do exercício físico, o aumento da estimulação simpática sobre o coração eleva a força e a frequência cardíacas, ao passo que há uma redução sanguínea no fluxo sanguíneo coronariano e cerebral.
Durante o exercício físico, há pouca mudança no fluxo sanguíneo cerebral, o fluxo das coronárias aumenta e há redução concomitante da atividade parassimpática para o coração; além disso, devido à estimulação simpática, a pressão média de enchimento sistêmico aumenta e as veias se contraem.
Durante o exercício físico, a estimulação simpática aumenta marcadamente, o que resulta na dilatação arteriolar em muitas áreas corporais, excetuando-se a musculatura que não esteja em exercício.
Durante o período de atividade simpática aumentada, o único órgão que mantém o fluxo sanguíneo durante o exercício físico é o coração, e o fluxo sanguíneo na musculatura esquelética em músculos que não estão participando do exercício tende a aumentar com o tempo.