Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas e sua escolha depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. O tratamento das feridas cutâneas é dinâmico e depende, a cada momento, da evolução das fases de cicatrização. Atualmente são inúmeras as opções de curativos existentes no mercado. Os recursos financeiros do paciente e/ou da unidade de saúde, a necessidade de continuidade da utilização do curativo, inclusive com visitas domiciliares, e a avaliação de benefícios e custos são alguns dos aspectos a serem considerados no momento da escolha do tipo de curativo, que devem ser adequados à natureza, à localização e ao tamanho da ferida. Assinale a alternativa CORRETA referente tipos de feridas, agravos e técnicas de curativo.
A
Curativo Adesivo de Hidropolímero é indicado em feridas abertas não infectadas com leve a moderada exsudação.
B
O curativo á vácuo não é indicado em feridas agudas e crônicas, extensas e/ou de difícil resolução e sobre enxertos cutâneos.
C
Em áreas com fibrina ou necrose superficial circunscrita, o desbridamento químico não é suficiente para limpar a ferida e possibilitar a reepitelização, sendo assim necessário o desbridamento cirúrgico.
D
Curativo com Pomada Enzimática – Colagenase, a periodicidade de troca é a cada 12 horas.