Imagem de fundo

Para desenvolver uma pesquisa sobre a eficácia do Esquema I...

Para desenvolver uma pesquisa sobre a eficácia do Esquema I (Básico) nos clientes com tuberculose pulmonar, o enfermeiro deve respeitar as diretrizes e normas constantes da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, que determinam

A
estimular a participação do pesquisado por meio de pagamento determinado pelo Conselho Nacional de Saúde.

B
requerer do pesquisado o consentimento livre e esclarecido que o impede de retirar seu consentimento, ato este passível de penalização em relação ao seu tratamento.

C
ocultar do pesquisado os desconfortos e riscos possíveis e os benefícios esperados.

D
encaminhar o protocolo de pesquisa para ser submetido à revisão ética.

E
remunerar os componentes do Comitê de Ética em Pesquisa em valor correspondente a 20% do salário mínimo vigente, para análise do projeto de pesquisa.