Imagem de fundo

Durante o atendimento da puericultura, trabalhar a alimentação é uma das recomendações ...

1
Q1129398
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Durante o atendimento da puericultura, trabalhar a alimentação é uma das recomendações necessárias para a vigilância do crescimento e desenvolvimento saudáveis. O alimento ideal para as crianças até completarem o sexto mês de vida está no aleitamento materno exclusivo, pelo qual elas recebem tudo de que precisam para um crescimento saudável. As boas práticas em aleitamento dependem de apoio e esclarecimentos fornecidos à mãe, pela equipe de saúde, o mais precocemente possível e durante todo o período necessário.


O que garante o sucesso desse apoio é esclarecer às mães que


A

o tempo para esvaziamento da mama depende de cada bebê. Há aqueles que conseguem fazê-lo em poucos minutos e outros que o fazem em trinta minutos ou mais. A pega errada prejudica o esvaziamento total da mama, impedindo que o bebê mame o leite do final da mamada, rico em gordura, interferindo na saciedade e encurtando os intervalos entre as mamadas. Por isso, a mãe pode pensar que seu leite é insuficiente ou fraco.

B

o colostro, leite dos primeiros dias pós-parto, é produzido em quantidade suficiente para os primeiros dias de vida, mas muitos bebês prematuros não conseguem ganhar peso, pelo alto teor de proteínas desse alimento. Por isso, a puérpera necessita beber bastante água, diversas vezes ao dia.

C

a oferta de chás, sucos e água é desnecessária, principalmente quando oferecidos em chuquinhas ou mamadeiras, pois pode fazer com que o bebê engula mais ar (aerofagia), ocasionando desconforto abdominal. Porém, cabe esclarecer que a criança não faz confusão de bicos, nem podem aumentar os riscos de problemas ortodônticos e fonoaudiológicos, caso venham a ser utilizados esses utensílios de apoio à amamentação.

D

a produção do leite materno tem em média o volume de um litro por dia. Para que isso se mantenha, a mãe necessita repor em seu organismo o líquido utilizado no processo de lactação. É importante que ela faça a ingestão de maior quantidade de líquido, incluindo água (filtrada e fervida) e, principalmente, líquidos com calorias, como sucos, chás, refrigerantes e refrescos.