Segundo o PHTLS (PreHospital Trauma Life Suport), 2018, XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. A respeito do XABCDE do trauma, assinale a alternativa correta.
A avaliação da letra E serve para a manutenção das vias aéreas, em que utilizam-se as técnicas de chin lift, ou seja, a elevação do queixo, o uso de aspirador de ponta rígida ou jaw thrust, que corresponde à anteriorização da mandíbula, e o uso da cânula de Gedel.
A identificação de choque hipovolêmico é realizada no item C, momento em que também se avalia a necessidade de reposição volêmica por Ringer Lactato.
A frequência respiratória, a inspeção dos movimentos torácicos, a presença de cianose e a observação do uso de musculatura acessória são inspeções realizadas na letra D.
Sugere-se realizar a Escala de Coma de Glasgow antes de observar a presença de choque hipovolêmico, pois com a reposição volêmica o paciente pode apresentar alterações significativas nas disfunções neurológicas.
Com a atualização do PHTLS, recomenda-se promover a contenção de hemorragia externa grave – a exsanguinação, imediatamente após a manutenção das vias aéreas.