Sobre as recomendações do Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama, analise as afirmativas abaixo:
I. A mamografia deve ser realizada como exame de rotina em mulheres sem sinais de câncer de mama na faixa etária entre 40 e 59 anos, a cada 3 anos.
II. A mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas, e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos de falso-positivos.
III. O Ministério da Saúde recomenda contra o rastreamento com mamografia em mulheres com menos de 50 anos, recomendação contrária forte: os possíveis danos claramente superam os possíveis benefícios. Por isso, também as principais diretrizes e os programas de rastreamento do mundo não recomendam o rastreamento de mulheres abaixo dessa idade.
IV. Atualmente não se recomenda o autoexame das mamas como técnica a ser ensinada às mulheres para rastreamento do câncer de mama. A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, sem periodicidade e técnica padronizadas como ocorria com o método de autoexame.
Estão CORRETAS