Imagem de fundo

A problemática das Infecções Hospitalares ainda consiste em grande desafio para a saúde...

A problemática das Infecções Hospitalares ainda consiste em grande desafio para a saúde pública em todo o mundo. Estas infecções prolongam o tempo de internação, aumentam os custos hospitalares e as taxas de mortalidade, além de contribuir para o sofrimento vivenciado pelo paciente e seus familiares. O termo Infecções Hospitalares vem sendo substituído nos últimos anos pelo termo Infecções Relacionados à Assistência à Saúde (IRAS), no qual a prevenção e o controle das infecções passam a ser considerados para todos os locais onde se presta o cuidado e a assistência à saúde. Em relação ao tema Noções de Controle de Infecções Hospitalares, assinale a alternativa CORRETA.

A

Em 12 de maio de 1990, o Ministério da Saúde em conjunto com as Secretarias da Saúde Estaduais decretaram a Portaria nº 2.616, a qual mantém a obrigatoriedade da instituição e manutenção de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) nos hospitais.

B

Infecção Relacionada à Assistência a Saúde (IRAS) é qualquer infecção adquirida após a admissão do paciente no hospital ou infecções já existentes nos pacientes antes de sua internação. As IRAS também podem se manifestar durante a internação ou após a alta. As IRAS podem também ser relacionadas com procedimentos realizados em ambulatórios, consultórios e outras unidades de atendimento a saúde.

C

A CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) geralmente é formada por profissionais médicos e enfermeiros especializados. Entretanto, representantes de outras áreas do hospital geralmente não podem colaborar com essa Comissão, como os setores de farmácia, nutrição e laboratório.

D

O hospital não é o único local onde se pode adquirir uma infecção, podendo existir o risco em procedimentos ambulatoriais, serviços de hemodiálise, casas de repouso para idosos, instituições para doentes crônicos, assistência domiciliar (“home care”).