A eliminação urinária é uma das funções humanas básicas que pode ser comprometida por diferentes doenças e situações. O papel do enfermeiro inclui, entre outros, inserir um cateter urinário na uretra quando a bexiga não apresentar esvaziamento espontâneo.
Com relação ao cateterismo urinário de demora, assinale a alternativa incorreta.
O tamanho de uma sonda urinária baseia-se na escala French (Fr), que reflete o diâmetro interno da sonda. A fim de reduzir o risco de infecção e o traumatismo, os tamanhos Fr 14 a 16 são utilizados na maioria dos adultos com sonda vesical de demora.
Uma sonda vesical de demora permanece conectada a uma bolsa que armazena o fluxo contínuo de urina. Essa bolsa deve permanecer posicionada sempre abaixo do nível da bexiga do paciente, mas nunca pode encostar no chão.
A higienização da área genital masculina ou feminina para a cateterização é realizada com luvas de procedimento. Já a inserção da sonda no meato uretral deve ser obrigatoriamente realizada utilizando-se luvas estéreis.
A cateterização de demora é realizada geralmente com sondas de duplo lúmen, sendo um lúmen para a drenagem urinária e o outro lúmen para insuflação de um balão com o volume fixo de 30 mL de água destilada para manter a sonda corretamente posicionada.