As artérias carótidas refletem o pulso arterial mais fidedigno à frequência cardíaca, a qual pode ser auscultada no pulso apical. Para avaliação do pulso, deve-se anotar o número de batimentos por um minuto, além de avaliar características como intensidade, ritmo e amplitude. Dentre as alterações possíveis de serem identificadas na verificação do pulso, assinale a alternativa que apresenta a alteração e seu conceito correto.
Pulso paradoxal: caracteriza-se pela alternância de uma pulsação de pequena amplitude com uma pulsação de grande amplitude, enquanto mantém seu ritmo regular.
Pulso bigeminado: decorre de uma pulsação normal seguida de uma contração prematura, sendo que a amplitude da pulsação da contração prematura é menor que a da pulsação normal.
Pulso alternante: caracteriza-se por uma queda exagerada (>10 mmHg) na amplitude da pulsação durante a inspiração e um aumento da amplitude durante a expiração.
Pulso em hipercinético: apresenta uma amplitude maior do que o esperado, um aumento rápido até um pico estreito, seguido de uma queda súbita.
Pulso martelo d’água: prontamente palpável e não é comprimido facilmente pelos dedos do examinador.