A malária é uma doença parasitária de repercussão sistêmica, produzida por protozoários do gênero Plasmodium. Atualmente no Brasil, o P. vivax é o de maior prevalência, sendo o P. malariae de menor ocorrência (LEÃO, 2013). Sobre a malária que é uma doença endêmica no PARÁ,é correto afirmar que:
a gota espessa (microscópica) não é recomendada para diagnóstico na suspeição inicial, nesses casos usam-se testes rápidos imunocromatográficos.
o sinal mais frequente na malária é a icterícia, por isso é também chamada de impaludismo, em função do aumento do baço.
todas as espécies de plasmódios são transmitidas pelo mosquito A. aegypti, especialmente o A. darlingi.
a ocorrência da malária urbana está relacionada a grandes invasões em pontos periféricos carentes de saneamento básico que favorecem criadouros dos mosquitos transmissores.
mesmo com o diagnóstico e tratamento precoces da malária, esse fato não influencia na diminuição de evolução para casos graves e óbito.