O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas, dentre elas o Diagnóstico de Enfermagem (DE). Para a sua construção, os enfermeiros usam a Taxonomia de Diagnósticos de Enfermagem da NANDA International, Inc. (NANDA-I). A Taxonomia da NANDA-I oferece uma maneira de classificar e categorizar áreas de preocupação de um enfermeiro. Nesse sentido, sobre o diagnóstico “Nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais”, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características definidoras desse diagnóstico.
Ansiedade excessiva relativa a uma tarefa a ser enfrentada, recursos insuficientes, agitação psicomotora, irritabilidade, desesperança.
Saciedade imediatamente após a ingestão de alimentos, violência na comunidade, variação no teste de resposta volume-pressão (razão volume-pressão = 2, índice de volume-pressão < 10), dor, congestão nasal.
Cólica abdominal, disúria, enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico, preocupação relativa a uma tarefa a ser assumida, congestão conjuntival.
Baixa autoestima, coesão familiar insuficiente, expectativas não realistas, tensão do papel, história de trauma, manchas vermelhas na pele, halitose.
Cólica abdominal, membranas mucosas pálidas, ruídos intestinais hiperativos, perda de peso com ingestão adequada de alimentos, saciedade imediatamente após a ingestão de alimentos.