Os drenos, cateteres, sondas e tubos são utilizados de forma rotineira tanto no pré, no pós ou no transoperatório. Sobre os cuidados que o profissional de enfermagem deve ter no manuseio desses materiais, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Observar e mobilizar o dreno de penrose, evitando acúmulo de fibrina, que pode vir a ocluir seu lúmen.
( ) Verificar se a cânula de traqueostomia está no local adequado após a realização do curativo do estoma por meio de técnica asséptica.
( ) Posicionar a bolsa coletora da sondagem vesical no mesmo nível da bexiga do paciente, evitando o refluxo da urina e o contato da bolsa com o chão.
( ) Realizar limpeza prévia do local a ser puncionado com cateter vascular, utilizando antisséptico adequado: álcool 70%, PVPI tópico 1% ou digluconato de clorexidina 2%.
( ) Realizar a troca do curativo do dreno de tórax a cada 48 horas, utilizando os produtos preconizados pelo Serviço de Infecção Hospitalar de cada instituição, observando na ocasião se há sinais flogísticos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
V V F V F
V V V F F
V F V F V
F V F V V
F F V F V