K.M., sexo feminino, 61 anos, diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 há 11 anos, foi admitida em uma unidade de saúde com dor na região suprapúbica e história de retenção urinária há 36 horas. Após avaliação prévia, a equipe de saúde decidiu pela realização da cateterização urinária intermitente.
Sobre os cuidados de enfermagem que devem ser observados para a realização do procedimento, analise as afirmativas a seguir:
I. Para realizar a cateterização intermitente, que tem por função promover o alívio, o desconforto da distensão da bexiga e permitir a mensuração do volume urinário, o enfermeiro deve, para iniciar o procedimento, realizar higiene íntima criteriosa.
II. Preparar os materiais necessários para a cateterização intermitente, tendo o cuidado de utilizar a sonda de acordo com o sexo e tamanho da paciente. Para o caso acima, o indicado é uma sonda de Foley calibre 12 Fr.
III. Para a cateterização intermitente com técnica limpa, o mais indicado é utilizar o coletor fechado, para evitar risco de contaminação, conectado à sonda de Foley de duas vias.
IV. Orientar a paciente quanto ao procedimento, posicionar a paciente em posição ginecológica, realizar higiene íntima criteriosa, introduzir a sonda uretral até a bexiga, esperando o retorno da urina por um período entre 05 e 10 min ou enquanto houver drenagem de urina.
Somente está CORRETO o que se afirma em
I, II e III.
I e II.
II e IV.
III e IV.
I e IV.