Imagem de fundo

Afogamento é definido como a submersão em meio líquido, resultando em dificuldade respi...

Afogamento é definido como a submersão em meio líquido, resultando em dificuldade respiratória e/ou asfixia. A grande maioria das vítimas sobrevive a eventos de submersão, com efeitos que vão desde lesões mínimas ou transitórias até insultos neurológicos profundos. Entre os achados clínicos das vítimas de afogamento estão:


I - Lesão pulmonar, onde a vítima pode apresentar taquipneia, desconforto respiratório, hipoxemia, cianose ou parada cardiorrespiratória.

II - Síndrome do desconforto respiratório (SDRA), quando as vítimas engolem um volume significativamente maior de água do que o aspirado. Como resultado, 60% dos pacientes vomitam após um evento de afogamento. A aspiração do conteúdo gástrico aumenta o grau de lesão pulmonar e a probabilidade de SDRA.

III - As vítimas com lesão do sistema nervoso central (SNC) podem apresentar sintomas que variam de leve letargia e coma com pupilas fixas e dilatadas. A lesão do SNC resulta da lesão hipóxica ou isquêmica inicial e da cascata de lesão de reperfusão que se segue ao restabelecimento do fluxo sanguíneo cerebral após uma parada.

IV - As arritmias cardíacas possuem pouca relação com o afogamento, uma vez que a suas principais causas: hipoxemia, acidose e hipotermia raramente são significativos para causarem a síncope, ocasionando o afogamento.

V - A Insuficiência Renal Aguda como resultado da acidose lática, hipoperfusão prolongada, e, em alguns casos a rabdomiólise são sequelas clínicas presentes nas vítimas de afogamento.


A alternativa que apresenta apenas itens verdadeiros é:

A

I e II apenas.

B

III, V e IV apenas.

C

I e III e V apenas.

D

I, II, III e V apenas.

E

Todas as questões estão corretas.