Imagem de fundo

O trauma de abdome e de pelve são lesões resultantes do impacto de força externa exerci...

O trauma de abdome e de pelve são lesões resultantes do impacto de força externa exercida na região abdominal e pélvica, acometendo os órgãos internos. Sobre estes traumas marque a alternativa CORRETA:

A

Lesões esplênicas e hepáticas são frequentes em idosos, porém, bem tolerada pelo paciente por não ocasionar hipovolemia.

B

Abrasões ou escoriações não inferem sobre o trauma fechado, uma vez que independente do grau de impacto no local. Equimoses e hematomas surgem rapidamente.

C

O sinal de Cullen corresponde a equimose nos flancos e indicam sangramento retro peritoneal, aparecendo nas primeiras seis horas após a lesão.

D

As manifestações clínicas mais frequentes no trauma abdominal aberto ou fechado e pélvico são: hipersensibilidade, dor, rigidez ou distensão abdominal: sangramento, equimose, hematoma; instabilidade pélvica e crepitações de ossos do quadril e evisceração.

E

Especificamente na atenção à gestante, recomenda-se manter a posição em decúbito lateral esquerdo (DLE); na impossibilidade, elevar a perna direita para favorecer o deslocamento do útero ou, delicadamente, empurrá-lo manualmente para o lado esquerdo da gestante. Sinais de saída de líquidos por via vaginal, contração uterina, e alterações dos batimentos cardíacos fetais são comuns independente da idade gestacional e por isso não são preocupantes, não exigindo agilidade nas intervenções.