Imagem de fundo

A avaliação primária consiste na avaliação inicial que fornece a impressão geral do est...

A avaliação primária consiste na avaliação inicial que fornece a impressão geral do estado do indivíduo quanto aos riscos potenciais e necessidades imediatas para a estabilização do quadro, visando identificar e resolver fatores de risco iminente a vida do paciente. Já a secundária visa identificar outras lesões que não foram visualizadas na primária. Acerca do tema, é CORRETO afirmar apenas em:

A

Em Atendimento Pré-hospitalar (APH), independente da gravidade do paciente a avaliação secundária deve ser feita minuciosamente em cena, a fim de tratar as condições que não ameaçam a vida.

B

No histórico são obtidas informações rapidamente com a vítima, familiares e/ou testemunhas por meio do método mnemônico SAMPLA ( sintomas; alergias; medicações; passado médico; líquidos e ambiente em que aconteceu o evento);

C

No exame físico a exposição corporal deve ser feita completa para identificar lesões, uma vez que a hipotermia é um achado clínico pouco presente na vítima de trauma;

D

Durante o exame físico a avaliação secundária do dorso dispensa a mobilização em bloco e a inspeção deve ser feita a fim de procurar sinais de lesões, sangramento, objeto encravado, ponto de entrada e saída de projétil.

E

A manutenção das vias aéreas do paciente vítima de trauma deve ser uma prioridade no atendimento, aplicando-se oxigênio a 100% através da máscara de Venturi. Deve-se abrir a via aérea do paciente, porém, é contraindicado o uso de dispositivo (Guedel) para essa finalidade independente da situação pelo risco de machucá-lo.