A respeito da pressão positiva ao final da expiração (PEEP) e pressão de platô (PPlatô), assinale a alternativa correta.
Considera-se adequado um valor de 8cmH20 para o ajuste inicial da PEEP, se não houver a finalidade de reduzir edema pulmonar.
O represamento de ar, com aumento das pressões pulmonares, gera uma pressão maior que PEEP desejada, a qual é denominada auto-PEEP.
Em VMI, deve-se manter a pressão de platô (pressão de pausa inspiratória em modo volume controlado) maior que 30cm H20 e a pressão de distensão alveolar (pressão de platô menos a PEEP em modo volume controlado ou pressão sobre PEEP quando em modo pressão controlada) maior do que 15cm H20, para minimizar o "strain" e "strech" alveolares.
Existe fisiologicamente uma pressão positiva ao final da expiração, que é ocasionada pela abertura da epiglote e represamento de ar no sistema respiratório.
A pressão positiva, de normalmente 2 a 4cm H2O impede que ocorram atelectasias. Em pacientes intubados ou com traqueostomia, ocorre a perda deste mecanismo, não sendo necessário que o VM forneça uma PEEP.