A infecção pelo HIV cursa com um amplo espectro de apresentações clínicas, desde a fase aguda até a fase avançada da doença. Em indivíduos não tratados, estima-se que o tempo médio entre o contágio e o aparecimento da doença esteja em torno de dez anos.
_
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
O diagnóstico da infecção aguda pelo HIV se faz realizando a detecção de anticorpos do Tipo IgG por meio do exame de ELISA.
A presença de linfadenopatia generalizada persistente na fase de latência clínica é pouco comum e, quando presente, o diagnóstico diferencial inclui doenças linfoproliferativas e tuberculose ganglionar.
A candidíase oral é um sinal clínico tardio de imunodepressão grave, associada ao subsequente desenvolvimento de pneumonia por Pneumocystis jiroveci.
Os principais achados clínicos de Síndrome Retroviral Aguda (SRA) incluem febre, cefaleia, astenia, adenopatia, faringite, exantema e mialgia.
Na história natural da doença HIV/AIDS, não se identificam doenças relacionadas à ação direta do vírus a certos órgãos, tais como miocardiopatia, nefropatia e neuropatia.