Imagem de fundo

Sobre a notificação de raiva humana no âmbito da vigilância epidemiológica, é correto a...

Sobre a notificação de raiva humana no âmbito da vigilância epidemiológica, é correto afirmar que

A

dentre as atribuições do Enfermeiro, cabe a ele o preenchimento, de forma legível e completa, da ficha de notificação de raiva ou de atendimento antirrábico humano e notificar todo caso suspeito de raiva à vigilância epidemiológica local.

B

dentre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS), destaca-se a realização de notificação à vigilância epidemiológica quanto aos acidentes com animal suspeito de raiva e encaminhá-los à unidade de saúde para avaliação e consequente tratamento.

C

entre as notificações imediatas se destacam o Informe internacional, referente à condição zoossanitária no País para doenças da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de maior importância para o mercado internacional, e o Boletim Epidemiológico da Raiva, de maior importância para o mercado nacional.

D

todo atendimento antirrábico deve ser notificado, independente do paciente ter indicação de receber vacina ou soro antirrábico, utilizando-se uma ficha específica padronizada pelo SINAN, que se constitui em um instrumento fundamental para decisão da conduta de profilaxia a ser adotada pelo profissional de saúde, que deve ser devidamente preenchida e notificada.

E

todo caso humano suspeito de raiva é de notificação individual e compulsória aos níveis municipal, estadual e federal, portanto, deve ser investigado pelos serviços de saúde por meio da ficha de investigação, padronizada pelo Sistema de Informação de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e eventos de Saúde Pública (SINAN).