Tendo em vista os crescentes dados confirmados de sarampo no Brasil, a busca pela vacinação também vem aumentando. É correto afirmar quanto a vacina sarampo, caxumba, rubéola (Tríplice Viral) que
são exemplos de vacinas administradas por via muscular: vacina sarampo, caxumba e rubéola e vacina febre amarela (atenuada).
na administração da vacina de febre amarela simultaneamente com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e/ou tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e/ou varicela, deve-se estabelecer o intervalo mínimo de 60 dias.
para indivíduos de 12 a 59 anos de idade, administre uma dose conforme a situação vacinal encontrada; considera-se vacinada a pessoa que comprovar uma dose de vacina com componente de sarampo, caxumba e rubéola ou sarampo e rubéola.
em relação à vacina contendo o componente sarampo, recomenda-se não vacinar crianças filhas de mães que tiveram a doença ou foram vacinadas no período anterior a 6 meses, pela possível inativação da vacina.
em situação de bloqueio vacinal em crianças menores de 12 meses, administram-se duas doses entre 6 meses e 11 meses de idade e mantém-se o esquema vacinal após esse período.