O paciente pode ser posicionado de diversas formas e com objetivos distintos, seja para a realização de exames, melhorar padrão respiratório ou mesmo favorecer a circulação.
Acerca do posicionamento do paciente no leito, é correto afirmar:
Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.
A posição de Trendelenburg consiste no posicionamento do paciente em decúbito dorsal com as pernas afastadas e suspensas sobre perneiras. Geralmente é utilizada para exames dos órgãos genitais internos e externos. Também é utilizada em cirurgia do trato urinário e genital.
A posição Litotômica ou litotomia é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os membros inferiores são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos e laparotomia de abdome inferior.
Posição de SIMS consiste na posição semi-sentada no leito. É utilizada em várias situações, tais como: para conforto, higiene oral, melhora de quadros de dispneia em pós-operatório de tireoide, tórax e abdome.
A posição Semi-fowler é utilizada para aplicação de supositório, realização de Fleet enema e ou lavagem intestinal (enteroclisma).