Imagem de fundo

A predição do risco cardiovascular é a principal ferramenta, para a prevenção de evento...

A predição do risco cardiovascular é a principal ferramenta, para a prevenção de eventos cardiovasculares, sendo recomendada a sua realização logo na primeira consulta. O escore de Framingham é o mais utilizado e o recomendado pela American Heart Association (AHA) e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Quanto ao escore de Framingham, assinale as alternativas abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso.


( ) Para predição do risco cardiovascular, são utilizadas algumas variáveis, como idade, sexo, valor da pressão arterial sistólica, tratamento de hipertensão arterial, colesterol total, HDL colesterol e tabagismo corrente.

( ) A classificação de risco cardiovascular estima a probabilidade de ocorrer infarto do miocárdio ou morte por doença coronária no período de 10 anos.

( ) A classificação do risco cardiovascular pelo escore de Framingham, atualizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2019, é determinada como: baixo, risco se <20%; intermediário, entre 20-40% e alto se >40%.

( ) A estratificação de risco cardiovascular é parte fundamental na avaliação clínica inicial do paciente. A prevenção do evento cardiovascular agudo é a principal preocupação das equipes para início da prevenção secundária.


A sequência correta de cima para baixo é:

A

V, F, V, F.

B

V, F, V, V.

C

F, V, F, F.

D

V, V, F, F.