Drogas vasoativas são agentes comumente utilizados em pacientes críticos, com alterações do estado hemodinâmico. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os fármacos aos respectivos mecanismos de ação.
(1) Vasopressina.
(2) Adrenalina.
(3) Nitroglicerina.
(4) Noradrenalina.
(5) Nitroprussiato de sódio.
( ) É agente terapêutico de emergência para o suporte hemodinâmico do choque séptico e vasodilatatório e é hormônio que media a vasoconstrição pela ativação de receptores V1 do músculo liso vascular.
( ) Produz efeito pronunciado na frequência cardíaca e na contratilidade; é agente associado a taquiarritmias, isquemia miocárdica, mesentérica, renal e de extremidades.
( ) É um dilatador venoso preferencial no caso de hipertensão associada à isquemia miocárdica ou infarto, pois reduz o consumo de oxigênio, tendo a cefaleia como efeito adverso comum.
( ) É agente vasoativo de ação direta; tem propriedades agonistas alfa e beta-adrenérgicas e produz vasoconstrição mista e efeitos inotrópicos.
( ) É um vasodilatador equilibrado, que afeta o sistema arterial e venoso e reduz a pressão arterial em poucos segundos após início da infusão; é agente de escolha nos casos de condições hipertensivas agudas.
A sequência numérica correta do preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
1 – 2 – 3 – 4 – 5.
3 – 5 – 4 – 1 – 2.
4 – 5 – 3 – 2 – 1.
5 – 3 – 4 – 1 – 2.
5 – 4 – 2 – 3 – 1.