A atenção à saúde do adolescente vem se tornando nos últimos anos uma prioridade para a saúde pública. A especificidade da atenção ao adolescente é um grande desafio aos profissionais, assim como a utilização de uma linguagem adequada que proporcione o alcance de um nível de compreensão das várias diversidades que constituem essa população. Com relação à saúde do adolescente, assinale a alternativa correta.
Os adolescentes e os jovens do sexo masculino são os que mais sofrem lesões e traumas devido a agressões. Essas agressões sofridas são mais graves e demandam maior tempo de internação quando comparadas às sofridas pelas mulheres.
Nos últimos anos, verificou-se que o uso do álcool está sendo iniciado precocemente apenas em grupos de adolescentes específicos, exclusivamente nas regiões metropolitanas do país, necessitando nesses locais de ações de promoção e prevenção.
Os índices de morbidade e mortalidade relativos a causas externas entre adolescentes e jovens vêm declinando nos últimos anos, comprovando a eficácia das políticas públicas direcionadas para a atenção à saúde dessa população.
Adolescente do sexo masculino é o principal grupo de risco para mortalidade por homicídio na população brasileira, com ênfase em afrodescendentes independentemente do local de residência, escolaridade e qualificação profissional.
O uso de drogas ilícitas vem declinando entre os adolescentes, porém pode-se tornar futuramente um problema de saúde pública.