Imagem de fundo

As unidades de terapia intensiva e as unidades de cuidados intermediários (UCI) devem s...

As unidades de terapia intensiva e as unidades de cuidados intermediários (UCI) devem ser articuladas de forma a garantir assistência de qualidade que seja condizente com a condição clínica dos pacientes. Com o envelhecimento progressivo da população, as chances de indivíduos necessitarem de leitos de atendimento complexo e especializado aumentam cada vez mais.


PADILHA, K. G. et al. Enfermagem em UTI: cuidando do paciente crítico.

Barueri: Manole, 2014, com adaptações.


Acerca da admissão de pacientes críticos, assinale a alternativa correta.

A

Pacientes considerados de prioridade 3 são aqueles que não possuem indicação de terapia intensiva. São indivíduos com doenças terminais e que geralmente não necessitam de intervenções terapêuticas complexas.

B

A admissão tardia na UTI é uma situação que pode gerar desfecho desfavorável e está ligada não somente à falta de leitos disponíveis, mas também à escassez de protocolos hospitalares de transferência interna.

C

O Acute Physiology and Chronic Health Evaluation (APACHE II) é um índice de prognóstico amplamente utilizado no cenário de terapia intensiva e avalia oito variáveis clínicas.

D

O processo de enfermagem deve ser realizado de forma sistematizada e individualizada, constituindo cinco etapas, na sequência: coleta de dados, diagnóstico, intervenção, avaliação e planejamento.

E

Evento adverso é uma injúria relacionada à doença de base do paciente. Dessa forma, apesar de ser prejudicial ao paciente, não pode ser prevenido pela equipe.