Imagem de fundo

Puerpério é o período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições nor...

Puerpério é o período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais (pré-gestação). Se inicia com a saída da placenta e termina com a primeira ovulação, que será seguida de menstruação. Quanto ao período puerperal, analise os itens abaixo e posteriormente assinale a alternativa correta:


I - O sangramento no pós-parto, cujo nome técnico é lóquio, é normal e dura em média seis meses, sendo caracterizado pela saída de sangue vermelho escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos.

II - O lóquio é composto por sangue, muco e restos de tecido do útero e à medida que o útero contrai e volta ao tamanho normal, a quantidade de sangue que se perde vai diminuindo e a sua cor vai se tornando cada vez mais clara até que desapareça completamente.

III - Na primeira semana, tem aspecto vermelho escuro, depois passa a ser serossanguinolento, mais rosado, e depois seroso, um pouco rosado e bege.

IV - O odor é de sangue menstrual. Se houver cheiro forte e fétido pode indicar sinal de infecção.

V - Caracteriza-se como hemorragia puerperal a perda de sangue ≥ 2500ml independentemente do tipo de parto ou se a paciente apresentar sinais de hipovolemia associada a qualquer volume de perda sanguínea. Entretanto, vale ressaltar que a perda sanguínea superior a 200ml em um parto vaginal deve ser considerada anormal e deve ser investigada.

VI - A hemorragia puerperal é dividida em duas categorias - primária e secundária, sendo a primária definida como uma perda de sangue excessiva nas primeiras 72 horas, enquanto a secundária é classificada como a perda de sangue de 72 horas a 12 semanas após o parto.

VII - A atonia uterina não está entre as possíveis causas de hemorragia pós-parto.

A

Todos os itens estão corretos.

B

Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

C

Apenas os itens V e VII estão incorretos.

D

Os itens I, III, V, VI e VII estão incorretos.

E

Todos os itens estão incorretos.