Na coleta de sangue, a fase pré-analítica inclui a indicação do exame, redação da solicitação, transmissão de eventuais instruções de preparo do paciente, avaliação do atendimento às condições prévias, procedimentos de coleta, acondicionamento, preservação e transporte da amostra biológica até o momento em que o exame seja, efetivamente, realizado. Sobre as variações cronobiológicas, nos exames laboratoriais, considere os itens, a seguir:
I - Além das diferenças hormonais específicas e características de cada sexo, alguns outros parâmetros sanguíneos e urinários se apresentam em concentrações, significativamente, distintas entre homens e mulheres em decorrência das diferenças metabólicas e da massa muscular, entre outros fatores.
II - Mudança rápida, na postura corporal, pode causar variações na concentração de alguns componentes séricos. Quando o indivíduo move-se da posição supina para a posição ereta, por exemplo, ocorre um afluxo de água e substâncias filtráveis do espaço intravascular para o intersticial. Substâncias não filtráveis, tais como as proteínas de alto peso molecular e os elementos celulares terão sua concentração relativa diminuída até que o equilíbrio hídrico se restabeleça.
III - O efeito da atividade física sobre alguns componentes sanguíneos, em geral, é transitório e decorre da mobilização de água e outras substâncias entre os diferentes compartimentos corporais, das variações nas necessidades energéticas do metabolismo e na eventual modificação fisiológica que a própria atividade física condiciona. Esta é a razão pela qual se prefere a coleta de amostras com o paciente em condições basais, mais, facilmente, reprodutíveis e padronizáveis.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Todos os itens.
Nenhum dos itens.