Imagem de fundo

Considerando-se as vias de administração de medicamentos...

Considerando-se as vias de administração de medicamentos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Intradérmica.

(2) Subcutânea.

(3) Intramuscular.

(4) Endovenosa.


( ) Local de elevada vascularização e pouca inervação, facilitando a absorção dos medicamentos e sendo menos dolorosa. A agulha deve ser perpendicular à pele ou formar ângulo de 90°.

( ) Aplicação em vasos superficiais de grande calibre da região cubital, em ângulo de 15° ou paralela à pele, com obtenção rápida do medicamento.

( ) A posição depende da quantidade de tecido, local de aplicação e do comprimento da agulha; o ângulo é aplicado de acordo com a constituição do tecido do paciente, para não o ultrapassar (45°, 60° e 90°).

( ) A agulha é inserida na pele com o bisel voltado para cima, formando um ângulo de 10° a 15° ou paralela à superfície da pele. A agulha deve ser preferencialmente de calibre 13 x 0,38, injetando lentamente a solução, devendo-se observar a formação da pápula.


A

1 - 2 - 3 - 4.


B

3 - 4 - 2 - 1.


C

4 - 2 - 3 - 1.


D

2 - 1 - 4 - 3.