As lesões torácicas são responsáveis por inúmeras mortes de origem traumática. A caixa torácica contém órgãos nobres, como coração e pulmão, além de outras estruturas vitais. Dessa forma, os traumatismos que atingem essas áreas podem comprometer seriamente a respiração e a circulação, e é responsabilidade do profissional identificar e tratar essas lesões de forma rápida e eficaz. No que se refere aos traumas de tórax, assinale a alternativa correta.
Tórax instável (flácido ou paradoxal) aparece nas fraturas escalonadas, quando cada arco costal sofre fratura em dois pontos, o que faz com que toda a região vizinha às lesões ósseas se deprima, “desabando” em cada inspiração, em vez de expandir com o restante da caixa torácica.
Tamponamento cardíaco é a presença de ar entre o miocárdio e o pericárdio. Geralmente resultante de ferimentos penetrantes no tórax que atingem o coração.
Contusão pulmonar decorre de um edema que se desenvolve na pleura de forma rápida, aumentando a resistência pulmonar, apresenta extravasamento sanguíneo nos tecidos pulmonares, diminuindo as trocas gasosas.
Embolia pulmonar acontece quando uma bolha de ar se desloca e entope a circulação, ocasionando no paciente uma dor súbita seguida de cianose e falta de ar.
Pneumotórax é a presença de sangue no espaço pleural. Pode ser originado de um trauma aberto ou fechado.