A pressão arterial média (PAM) é um dos parâmetros mais importantes para a avaliação do estado hemodinâmico do paciente grave e, diante de situações de instabilidade hemodinâmica, a monitorização contínua da pressão arterial invasiva (PAI) é o método mais confiável e que permite uma rápida intervenção terapêutica. Assim sendo, constituem cuidados de enfermagem nesse método de monitorização, exceto
Instalação pelo enfermeiro de cateter na artéria radial ou femoral para fins de monitorização dessa pressão arterial invasiva, conforme Resolução Cofen n. 390/2011.
Monitorização diária da perfusão, temperatura e aspecto dos quirodáctilos e do membro com o cateter intra-arterial instalado.
Participação nas discussões clínicas diárias quanto à necessidade de se manter o acesso arterial do paciente, considerando seus riscos.
Realização do teste de Allen antes da punção de artéria radial.
Nivelamento da torneira ligada ao transdutor com o eixo flebostático do paciente e zeragem do sistema, mantendo-se a solução salina fisiológica em bolsa pressurizadora em 300 mmHg.