Assinale a alternativa correta:
A próstata é uma glândula localizada acima da bexiga e abaixo da uretra. Sintomas como dor lombar, disfunção erétil, dor pélvica ou nos joelhos e sangramento uretral podem ser sinais de alerta, que indicam a necessidade da realização de exames: o toque retal e/ou a dosagem de uma proteína do sangue.
O Antígeno Prostático Específico, conhecido como exame de PSA (da sigla em inglês Prostate Specific Antigens) é um procedimento realizado pelo médico urologista através da introdução de um dedo enluvado e lubrificado na via retal do paciente, cujo objetivo é a detecção de alterações no tamanho, no formato e na consistência da próstata.
O toque prostático é sempre recomendável, sendo fundamental para o estadiamento do câncer de próstata, bem como para definição de tratamento. Pacientes submetidos à vasectomia (recente ou tardia) apresentam contraindicação absoluta para a realização do procedimento.
“Exames de próstata” podem identificar alterações associadas a condições benignas, como a prostatite (inflamação da próstata) ou o hipercrescimento causado pelo avanço da idade (hipertrofia prostática benigna), bem como alterações que podem representar (ou indicar um alerta) a ocorrência de neoplasias.
A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de indivíduos sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, a idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente a partir dos 30 anos.