Imagem de fundo

A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico, que ainda per...

A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico, que ainda persiste como problema de saúde pública no Brasil. É de fundamental importância o enfermeiro estar atento às características e manifestações clínicas dessa doença, a qual estão diretamente relacionadas ao tipo de resposta ao Mycobacterium leprae, sendo assim, assinale a alternativa correta.

A

Hanseníase indeterminada, as lesões são poucas (ou única), de limites bem definidos e pouco elevados, e com ausência de sensibilidade (dormência). Ocorre comprometimento simétrico de troncos nervosos, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular.

B

Hanseníase tuberculoide, geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com distúrbio da sensibilidade, ou áreas circunscritas de pele com aspecto normal e com distúrbio de sensibilidade, podendo ser acompanhadas de alopecia e/ou anidrose.

C

Hanseníase dimorfa é caracterizada por lesões papulosas ou nodulares, únicas ou em pequeno número, principalmente na face.

D

Hanseníase virchowiana, surge o eritema nodoso hansênico: lesões nodulares, endurecidas e dolorosas nas pernas, braços e face, acompanhadas de febre, mal-estar, queda do estado geral e inflamação de órgãos internos.

E

Hanseníase borderline, as lesões cutâneas caracterizam-se por placas infiltradas e nódulos, podendo ser acompanhada de anidrose.