Sobre a anatomia e fisiologia do sistema respiratório, assinale a alternativa correta.
A faringe possui forma tubular e tecido cartilaginoso, situa-se na parte anterior do pescoço. Seu início é a glote, orifício em cujas bordas há duas pregas vocais – conhecidas como cordas vocais – que se movem com a passagem do ar, ocasionando uma vibração entre si e produzindo a fala ou a voz.
A laringe é formada por um conjunto de anéis cartilaginosos, sobrepostos, resultando em uma anatomia tubular. Mede aproximadamente 12 centímetros e, em sua parte inferior, possui uma bifurcação que dá origem a dois pequenos tubos.
O pulmão é um órgão duplo, elástico devido a sua função, localizado no interior da caixa torácica. O direito é composto por dois lobos, já o esquerdo possui três lobos.
Durante a expiração, o ar sai dos pulmões espontaneamente, aumentando o volume da caixa torácica e permitindo a aproximação ou abaixamento das costelas – processo que ocasiona a contração dos músculos diafragma e intercostais, que participam do mecanismo respiratório.
Através da hemoglobina, substância existente nos glóbulos vermelhos, o oxigênio (O2) é transportado pelo sangue. Com o gás carbônico (CO2) ocorre o processo inverso: ele passa do sangue para o alvéolo, de onde é eliminado através da expiração.