A instalação da sonda tem como objetivos retirar os fluidos e gases do trato gastrintestinal (descompressão), administrar medicamentos e alimentos (gastróclise) diretamente no trato gastrintestinal, obter amostra de conteúdo gástrico para estudos laboratoriais e prevenir ou aliviar náuseas e vômitos. (Ministério da Saúde, 2003)
Avalie os itens abaixo sobre a sondagem nasogástrica:
I- A localização da sonda no interior do estômago deve ser certificada através dos testes de aspiração de suco gástrico, auscultado ruído em região epigástrica simultaneamente à introdução de 10 ml de ar pela sonda; ou mergulhando-se a extremidade da mesma em um copo com água: se borbulhar, a sonda provavelmente se encontra nas vias respiratórias, devendo ser imediatamente retirada.
II- A fixação das sondas deve ser feita apenas por fitas adesivas, não sendo indicados quaisquer outros anexos (tais como cateteres, canudinhos, barbantes) pois isto propicia maior difusão de microrganismos circulantes.
III- Quando de sua retirada a sonda nasogástrica deve estar sempre aberta, o que evita o escoamento do conteúdo gástrico - pelos orifícios da sonda - no trato digestivo alto, fato que provoca irritação.
Estão corretas apenas as afirmativas:
II e III.
I e II.
I e III.
III.
II.