Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo como parâmetro os principais tipos de meningites:
(A) Meningite por Haemophilus influenzae
( ) É uma das complicações mais graves de infecções causadas pelo Bacilo de Koch. O seu quadro clínico é, comumente, de início insidioso – embora alguns casos possam ter um início abrupto, marcado pelo surgimento de convulsões. Diferentemente das demais meningites, esse tipo de Meningite pode apresentar uma evolução mais lenta, de semanas ou meses, tornando difícil o diagnóstico de suspeição.
(B) Meningite Tuberculosa
( ) Infecção bacteriana aguda das meninges por um bacilo gramnegativo, imóvel, capsulado, pleomórifico. Comum na primeira infância. Início, geralmente, súbito, com febre, cefaleia intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca, aos quais se associam os sinais de Kernig e Brudzinski. As principais complicações são: perda da audição, distúrbio de linguagem, retardo mental, anormalidade motora e distúrbios visuais.
(C) Meningites Virais
( ) São também chamadas assépticas ou serosas, caracterizando-se por aparição súbita de cefaleia, fotofobia, rigidez de nuca, náuseas, vômitos e febre. Ao exame físico, destaca-se o bom estado geral do paciente e a presença de sinais de irritação meníngea. Em geral, a evolução é rápida e benigna, sem complicações – exceto nos casos de indivíduos com imunodeficiências.
(D) Meningite Meningocócica
( ) Ocorre com um quadro sintomatológico grave, a exemplo de septicemia, caracterizada por mal-estar súbito, febre alta, calafrios, prostração, acompanhada de manifestações hemorrágicas na pele (petéquias e equimoses), e ainda de início súbito, com febre, cefaleia intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca, além de outros sinais de irritação meníngea (Kernig e Brudzinski). O agente etiológico se refere a uma bactéria em forma de diplococos gram-negativos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA desta associação:
B, C, D, A
B, A, C, D
A, B, C, D
C, B, A, D
C, A, B, D