A administração de dieta enteral a pacientes usuários de sonda enteral pré ou pós-pilórica ou portadores de gastrotomia ou jejunostomia é responsabilidade do profissional de Enfermagem.
-
Sobre os cuidados de enfermagem na administração de nutrição enteral, assinale a alternativa incorreta.
A nutrição enteral é a utilização do trato gastrointestinal para realização de terapia nutricional por meio da inserção de sondas até o estômago ou intestino por via digestiva alta, a partir de sua introdução por via nasal ou oral, ou por estomas de alimentação, gastrostomias ou jejunostomia.
A ausculta é o método mais indicado para a verificação do posicionamento correto da sonda pré-pilórica antes da administração das dietas.
Os riscos relacionados à nutrição enteral incluem a contaminação da dieta por manipulação inadequada, a obstrução do dispositivo e a desidratação do paciente por não cumprimento dos horários de dietas e hidratação conforme a prescrição.
Caso o paciente apresente diarreia durante a nutrição enteral, a dieta não deve ser suspensa, devendo haver a comunicação do enfermeiro com o nutricionista e o médico responsável para resolução conjunta do problema.