

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
Assinale a alternativa correta acerca do atendimento em situações de engasgo.
Na manobra de Heimlich deve-se fazer compressão para dentro e para baixo até que a vítima elimine o corpo estranho.
Caso o corpo estranho não esteja visível, deve-se tentar localizá-lo com os dedos para a tentativa de retirada manual.
Em caso de bebês, a manobra deve ser a mesma no adulto, fazendo compressões bimanualmente envolvendo o tórax e comprimindo a região epigástrica.
Caso a vítima esteja inconsciente, o primeiro passo deve ser posicionar por trás e enlaçar a vítima com os braços ao redor do abdome e uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada região epigástrica.
Para bebês, o socorrista deve, com o dedo indicador e médio, segurar a boca do bebê aberta, colocar o mesmo deitado de barriga para baixo em cima do antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo, e em seguida dar 5 batidas entre os ombros.