Imagem de fundo

A Estratégia Global de Hanseníase (2021 a 2030) traz uma mudança significativa na abord...

A Estratégia Global de Hanseníase (2021 a 2030) traz uma mudança significativa na abordagem ao enfrentamento da hanseníase no mundo. As estratégias anteriores estavam direcionadas para a eliminação da hanseníase como problema de saúde pública, tendo obtido avanços significativos na redução da carga global da hanseníase nas últimas três décadas. Contudo, a nova estratégia centraliza esforços para a interrupção da transmissão e a eliminação dos casos autóctones, cujo objetivo em longo prazo é o conceito de zero hanseníase: zero infecção e doença, zero incapacidade, zero estigma e discriminação.


(OMS, 2021a.)


Considerando que o tratamento interrompe a transmissão em poucos dias e cura a doença, sobre o tratamento da hanseníase, assinale a afirmativa INCORRETA.

A

O tempo total do tratamento é de doze meses tanto para paciente paucibacilar quanto para o multibacilar.

B

Dever ser iniciado na primeira consulta, após a definição do diagnóstico, se não houver contraindicações formais.

C

Compreende, também, a administração de dose mensal supervisionada até o final do tratamento, além das doses diárias em casa.

D

É realizado através da associação de medicamentos conhecidos como rifampicina, dapsona e clofazimina: poliquimioterapia – PQT.