O dreno é um método de inserção usado pós-cirurgia que irá ajudar em uma rápida cicatrização de ferida e/ou impedir infecção. Muitas vezes, é empregado para drenar pus, sangue ou demais fluidos de uma ferida. Tem uma tendência a se tornar fechado ou obstruído, resultando em fluidos retidos que podem contribuir para infecção e demais complicações. Considerando as especificidades do dreno, assinale a associação INCORRETA.
De sucção (Portovac): dreno de reservatório que funciona com pressão negativa e possui a forma de uma pêra; é indicado em cirurgias abdominais.
De Abramson: tubos de grande calibre e luz múltipla; tem as seguintes finalidades: irrigação e aspiração contínua; e, drenar espaços intra-abdominais com grande volume de líquido.
De Penrose: é de borracha; utilizado em cirurgias que acumulam líquidos infectados ou não no período pós-operatório. Seu orifício de passagem deve ser amplo e posicionado à menor distância da loja a ser drenada.
De Kehr: usado em vias biliares; extra-hepáticas, sendo aplicado em drenagem externa, descompressão ou, ainda, após anastomose biliar como prótese modeladora, devendo ser fixado por meio de pontos na parede duodenal lateral ao dreno, tanto quanto na pele, impedindo a sua saída espontânea.