A dopamina é um importante neurotransmissor do sistema nervoso central e periférico. A ativação dos receptores dopaminérgicos resulta em vasodilatação de artérias renais, mesentéricas, coronárias e cerebrais. Sobre a dopamina, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) É precursora endógena da adrenalina, interage, predominantemente, com receptores alfa-adrenérgicos.
( ) Pode ser utilizada em baixas doses associada ao uso de dobutamina e/ou noradrenalina no tratamento do choque cardiogênico e do choque séptico com o objetivo de aumentar o fluxo hepático, esplâncnico e renal.
( ) Pode ser utilizada em pacientes oligúricos não hipovolêmicos, com o propósito de incremento do fluxo sanguíneo renal e aumento do volume urinário.
V – V – F.
V – F – V.
V – F – F.
F – V – F
F – V – V.