Em relação à anatomia e à fisiologia do sistema cardiovascular, assinale a opção correta.
Os linfócitos entram de forma contínua no sistema circulatório, junto com a drenagem da linfa dos linfonodos e de outros tecidos linfoides e, depois de algumas horas, passam do sangue de volta para os tecidos por quimiotaxia.
As artérias têm a função de transportar sangue sob baixa pressão para os tecidos e, por esse motivo, têm paredes vasculares finas e nelas o sangue flui em baixa velocidade.
As veias funcionam como condutos para o transporte de sangue das vênulas de volta ao coração e, como a pressão no sistema venoso é muito alta, as paredes das veias são fortes e suficientemente musculares para contrair-se e expandir-se, de acordo com as necessidades da circulação.
A principal função das hemácias, também conhecidas como eritrócitos, consiste no transporte de hemoglobina, que, por sua vez, leva oxigênio dos pulmões para os tecidos.
A hipóxia resultante do transporte diminuído de oxigênio pelo sangue faz que os vasos sanguíneos dos tecidos periféricos contraiam-se, permitindo a diminuição do retorno de sangue para o coração, o que diminui também o débito cardíaco para níveis ainda mais altos.