Os enfermeiros contribuem significativamente para o tratamento de pacientes/clientes com problemas respiratórios, através da realização da anamnese e do exame físico do tórax.
Em relação ao exame físico respiratório marque a afirmativa INCORRETA.
A anamnese respiratória tem por objetivo coletar informações sobre as condições atuais do paciente e seus problemas respiratórios progressivos.
As queixas respiratórias mais comuns relatadas pelos pacientes são a dispneia, a tosse, a expectoração, a hemoptise, a dor torácica e a rouquidão.
O sinal subjetivo da dispneia é a utilização da musculatura acessória, a retração das fossas supraesternal e supraclavicular e o batimento das asas do nariz.
A inspeção do tórax pode ser estática e dinâmica. Na estática, o examinador deve observar as condições da pele, os pelos e a presença de abaulamentos e retrações. Na inspeção dinâmica, deve observar a movimentação da caixa torácica durante a respiração.
A técnica de palpação do tórax é empregada para avaliar os seguintes parâmetros: traqueia, estrutura da parede torácica, expansibilidade e frêmito.