Imagem de fundo

A inserção de uma sonda nasogástrica/ nasoentérica (SNG/SNE) é uma prática comum em amb...

A inserção de uma sonda nasogástrica/ nasoentérica (SNG/SNE) é uma prática comum em ambiente de cuidados agudos e crônicos para a administração de nutrição enteral e/ou medicamentos a pacientes de todas as idades. Esse procedimento pode resultar em eventos adversos (EAs), definidos como incidentes que resultaram em danos ao paciente ou como lesão causada por tratamento médico ou complicações, e não pela doença subjacente, que derivou em hospitalização prolongada ou incapacidade no momento da alta ou ambos.

-

Quanto aos EAs, assinale a alternativa CORRETA.

A

Entre os eventos adversos mecânicos, o mais prevalente é o que se relaciona com as complicações relativas à perfuração intestinal, causadas por um trato intestinal diferente, defeitos congênitos, cirurgias anteriores que ocasionaram anastomose. Nesse caso, as sondas devem ser inseridas à beira do leito, utilizando testes simples para confirmação do local correto de inserção, utilizando-se, principalmente, da experiência do(a) enfermeiro(a) através da prática baseada em evidências.

B

Todo paciente grave, inclusive os politraumatizados com trauma cerebral, devem ser sondados com SNG ou SNE, já no momento inicial do atendimento. Não há possibilidade de EA nessa condição, pois a SNG/SNE não consegue penetrar a região intracraniana, mesmo se houver ruptura da placa cribriforme.

C

A maior prevalência dos EAs mecânicos se relaciona às complicações respiratórias causadas por erro de trajeto no momento da inserção da SNG/SNE. As melhores práticas baseadas em evidências para verificar a colocação de SNG incluem: medir a sonda da ponta do nariz do paciente até o lóbulo da orelha e do lóbulo da orelha até o ponto médio entre o processo xifoide e o umbigo toda vez que uma SNG for inserida, teste de pH, exame de raio-x e habilidades de pensamento crítico.

D

Com o objetivo de evitar EAs, como pneumotórax, penumonite química, síndrome da angústia respiratória aguda, o enfermeiro deve confirmar a posição de sondas enterais inseridas às cegas, realizando os procedimentos de ausculta, inspeção visual do aspirado e observação de bolhas de água.

E

Os efeitos adversos podem ser evitados a partir da verificação pelo(a) enfermeiro(a) da posição correta da SNG/SNE. Dentre os métodos considerados como padrão ouro para essa verificação em pacientes de alto risco, podemos destacar o método de verificação do ph, que deve estar em torno de pH ≥ 7,5.