Um paciente com queixa de mal-estar associado à dor abdominal intensa em região hipogástrica e fossa ilíaca direita e episódios de febre é admitido na unidade. Diante das queixas relatadas, assinale a alternativa que descreve corretamente anamnese e exame físico do abdome.
Avaliar perfusão periférica, históricos de cirurgias abdominais. Iniciar pela inspeção para avaliar presença de distensão vesical, palpação antes da ausculta, avaliando o local da queixa do paciente.
Avaliar características da dor, hábitos intestinais, intolerância alimentar e histórico de cirurgias abdominais. Iniciar pela inspeção em busca de alteração de inchaço, seguida de ausculta para avaliar os sons intestinais e palpação, avaliando rigidez, e teste de sensibilidade rebote.
Avaliar o abdome em busca de alterações de simetria e perfusão, avaliar dor e medicar o paciente com analgesia. Iniciar pela inspeção, seguida da ausculta para avaliar presença de conteúdo fecalóide e palpação em busca de rigidez e sensibilidade.
Avaliar características da dor e hábitos intestinais. Iniciar pela palpação, avaliando os sons intestinais, seguida da inspeção em busca de alteração de simetria e ausculta para avaliar inchaço.
Pesquisar histórico de cirurgia abdominal e hábitos alimentares. Iniciar pela inspeção em busca de cicatriz cirúrgica, seguida de ausculta para avaliar distensão vesical e palpação para avaliar hábitos intestinais.