As medidas de precaução e isolamento contribuem para garantir o controle da ocorrência de infecções nos serviços de saúde. Sobre os tipos de precaução, é CORRETO:
Precauções para aerossóis são medidas adotadas para pacientes com suspeita ou diagnóstico de infecção transmitida por via aérea (partículas < 5 micra), que podem ficar suspensas no ar ou ressecadas no ambiente. Deve-se utilizar, para o cuidado deste paciente, área física específica, dotada de sistema de ar com uso de filtro especial e pressão negativa.
Precauções para aerossóis visam prevenir a transmissão de microrganismos por via respiratória por partículas maiores que 5 micra de pacientes com doença transmissível, geradas pela tosse, espirro e durante a fala. Essas gotículas (> 5 micra) podem se depositar a curta distância (1 a 1,5 metros).
Precauções para gotículas visam prevenir a transmissão de microrganismos, epidemiologicamente importantes, a partir de pacientes infectados ou colonizados, para outros pacientes, profissionais, visitantes, acompanhantes, por meio de contato direto (tocando o paciente e estabelecendo a transmissão pessoa por pessoa) ou indireto (ao tocar superfícies contaminadas próximas ao paciente ou por meio de artigo e equipamentos).
Precauções de contato representam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas no atendimento de todos os pacientes, independentemente do seu estado presumível de infecção, e na manipulação de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação. E deverão ser utilizadas quando existir o risco de contato com: sangue; todos os líquidos corpóreos, secreções e excreções, com exceção do suor, sem considerar a presença ou não de sangue visível; pele com solução de continuidade (pele não íntegra) e mucosas.